Cidadania Europeia: saiba como conquistar

Ter a cidadania europeia é um sonho de muitos brasileiros que buscam novas oportunidades de trabalho e desafios de vida. A realização desse sonho tem vários caminhos possíveis para serem percorridos, que dependem de várias condições.

Mas vamos entender a importância dessa cidadania e quais os primeiros passos que devem ser seguidos para esse processo. O primeiro ponto é entender o que é a cidadania europeia.  

Podemos explicar a Cidadania Europeia pelos benefícios que este documento traz. Com ele em mãos é possível morar nos países da União Europeia sem grandes burocracias, seguindo, claro, as leis vigentes em cada País. Ou seja, após a conquista da cidadania é possível estudar e ter acesso aos serviços públicos como qualquer cidadão nascido nesses países.

A cidadania também dá acesso ao passaporte europeu, que abre as portas de vários países do mundo, incluindo os Estados Unidos, sem a necessidade de vistos. Mas é importante frisar que a cidadania dá todos os direitos, mas também cobra todos os deveres previstos em cada País.

A União Europeia estabeleceu várias condições para a solicitação da cidadania. Entender essas situações é o primeiro passo para iniciar o processo. Eis as principais condições:

Veja em quais casos é possível solicitar a Cidadania Europeia:

  • Investimentos - ter recursos financeiros comprovados para investir nos países da União Europeia é apontado como  o caminho mais fácil e rápido para conquistar esse documento. Os países até estimulam essa condição.

  • Histórico Familiar: é a forma mais crescente na busca da cidadania europeia e ocorre quando a pessoa tem parentes imigrantes da Europa (avós ou bisavós, por exemplo).

  • Casar com um europeu: ocorre nos casos em que o imigrante se casa com um europeu nativo;

  • Residência prolongada: alguns países europeus consentem cidadania a quem vive legalmente no país por algum período específico. Em Portugal, por exemplo, esse pedido pode ser feito após cinco anos de residência legal.

  • Nascimento: alguns países dão a cidadania para quem nasce e mora por determinado tempo no país.

Esses casos servem para todos os Países?

Praticamente todos os países da União Europeia possuem esses casos para conceder cidadania. Mas cada um possui particularidades, exigências e tempos próprios para conceder o benefício. É importante pesquisar as regras válidas para cada País e é importante estar atento a atualizações de legislação (pois as regras podem sofrer mudanças ao longo do tempo).

Em quanto tempo é possível conseguir a cidadania europeia?

Cada País tem suas regras próprias para a concessão da cidadania. O processo pode durar de 1 a 10 anos, dependendo de vários fatores como motivo da requisição, documentação necessária, país.

A Cidadania é aceita em quais países da Europa?

O documento é válido em todos os países do bloco europeu, que é composto pelos seguintes países: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Estónia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Polónia, Portugal, Reino Unido, República Checa, Roménia e Suécia.

Custo para se obter uma cidadania europeia:

É importante destacar que a maioria dos processos é lento, caro e trabalhoso. Por isso é cada vez maior o número de empresas especializadas em oferecer o serviço. Mas, claro, o valor quase sempre é bem alto: algo em torno de 5 e 20 mil reais. Esse valor pode aumentar bastante de acordo com o país escolhido, despesas com documentos (cartório e correio).

Você sabia que é necessário que alguns documentos sejam traduzidos para o processo de cidadania europeia?

Click aqui e veja quais os documentos podem ser traduzidos (Tradução Pública) e como fazer isso.

Como solicitar o serviço de Tradução Pública?

Envie um e-mail com sua solicitação para vendas@flashtraducoes.com.br 

ou Via WhatsApp 21987205341