05 passos para ingressar em um Mestrado ou Doutorado no Exterior

Estudar no exterior é sempre um sonho para quase todos os estudantes. Quem não gostaria de se especializar com as ferramentas técnicas mais atualizadas do mundo? Parece que os brasileiros estão topando essa experiência! 

De acordo com a Fragomen, maior e mais antiga empresa de imigração do mundo, entre janeiro e novembro de 2022, apenas para Portugal, o aumento nas solicitações foi de 200% em relação ao mesmo período de 2021. Para os Estados Unidos, o crescimento foi de 114% e, para a Austrália e a Nova Zelândia, chegou a 544%.

Além de ampliar e internacionalizar seu networking, a possibilidade ainda soma experiência de morar em outro país. Demais, né? Mas e aí, você sabe quais são os passos básicos para dar início a essa jornada incrível? Confira conosco! 

1) Defina seu destino para poder conhecer todos os processos seletivos

É de suma importância escolher um país que tenha a ver com sua personalidade. Se você tem o perfil urbano, as universidades das grandes capitais irão fazer mais sentido em sua rotina. Só depois dessa escolha é que você pode se aprofundar nos processos seletivos da Universidade escolhida. 

2) Domine a língua

Parece óbvio, mas o domínio da língua vai além do exame de proficiência. Muitas vezes, quando não há compreensão ideal da língua, é difícil entender os contratos de estudo e trabalho, e o risco de se ficar em situação vulnerável existe. Além disso, será necessário escrever uma carta pessoal e também cartas de experiência. Não é somente sobre uma prova. O Flash Traduções pode te ajudar na tradução de contratos, na tradução juramentada dos documentos necessários e também na tradução de cartas. Mas é necessário entender seu nível na língua escolhida e começar a desenvolver uma constância diária de estudos. Seja de aprendizado ou de revisão. 

3) Faça planejamentos

Sem planejamento tudo fica complicado. Estudar no exterior não é complicado  nem difícil, mas é preciso ter organização. 

Planeje seu tempo: Dedique um tempo para estudar a língua, a universidade e a cultura do destino escolhido. 

Planeje suas ações: Defina metas e trabalhe até alcançá-las. 

Planeje sua vida financeira: Estude como você vai pagar as despesas no exterior, se irá tentar uma bolsa de estudos, onde e com quem pretende morar; detalhes como alimentação e seguro são itens obrigatórios para ingressar em um mestrado ou doutorado fora do país.  

4) Conheça pessoas 

Busque ajuda, converse, crie vínculos com pessoas que já passaram por essa situação em que você está passando. Esse vínculo, além de te trazer novas possibilidades, trará também ótimas oportunidades e boas amizades no país de destino. 

5) Separe sua documentação para a viagem

Dentre a documentação oficial, a mais importante é a tradução juramentada. Te explicamos melhor do que se trata: 

Esse documento, também conhecido como tradução pública, é um tipo de tradução oficial realizada por um profissional habilitado e registrado em um órgão competente para realizar esse tipo de tradução.

Esse tipo de serviço é geralmente exigido para documentos legais e oficiais, como certidões de nascimento, casamento e óbito, diplomas, históricos escolares, procurações, entre outros documentos que devem ser apresentados em órgãos públicos ou em processos judiciais.

Esse documento importante tem caráter oficial e garante a fidelidade e a veracidade do conteúdo traduzido. Além disso, deve seguir as normas e padrões estabelecidos pelo órgão competente de cada país. 

E o Flash Traduções é uma empresa que tem tradutor especializado. Com décadas de experiência, traduzimos qualquer tipo de documento que precisa ter valor em outro país. Entre em contato conosco! 

Dicas anotadas, agora é hora de se organizar, fazer um orçamento com o Flash Traduções e aproveitar ao máximo o que uma nova cultura tem para te oferecer! Conte sempre conosco!