Loading... (0%)

O nosso outubro rosa!

06 outubro 2017
FL-Outurbo-Rosa (2)

Com certeza você já ouviu falar da campanha Outubro Rosa. Ela foi criada com o intuito de chamar a atenção sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, doença que é a segunda a maior causa da morte entre mulheres. Mas você sabe como a campanha chegou até o Brasil?

 

Primeiro, ela teve surgiu em 1997 na corrida de conscientização (Race of Awareness), na cidade americana de Nova Iorque. Durante o evento, foram distribuídos pela fundação Susan G. Komen for the Cure, bonés rosas para pessoas que sobreviveram ao câncer de mama. E, nas próximas edições, várias pessoas aderiram a cor nos famosos laços que hoje são usados como broches.

 

Já no Brasil, a primeira ação aconteceu no dia 2 de outubro de 2002, na cidade de São Paulo. Este é foi o dia da comemoração de 70 anos do fim da Revolução Constitucionalista, quando o monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (mais conhecido como o Obelisco do Ibirapuera) foi iluminado com a cor-de-rosa.

 

Esta ação foi uma iniciativa de um grupo de mulheres simpatizantes da causa, e que, com o apoio de uma empresa européia de cosméticos, iluminaram um dos movimentos que marcam um dos acontecimentos mais importantes do país com a cor da campanha.

 

E até hoje uma das principais ações de apoio ao Outubro Rosa é iluminar diversos lugares com a cor do projeto. Praças, pontes, prédios e até pontos turísticos como a Torre Eiffel, Estátua da Liberdade e o Cristo Redentor ganham uma iluminação especial em prol da campanha. Tornando-se assim, uma leitura visual compreendida em qualquer lugar no mundo.

 

É muito bonito ver o mundo inteiro se unir diante de uma causa tão importante. O câncer de mama é uma das principais causas de morte entre as mulheres, e quando detectado em estágio inicial, as chances de cura podem chegar até 100% dos casos (segundo o IBCC – Instituto Brasileiro de Controle ao Câncer).

 

Quanto mais cedo for diagnosticado, melhores são os resultados. Por isso não se esqueça: a prevenção é a sua maior arma na batalha contra o câncer.