Loading... (0%)

Está chegando a hora de diferentes culturas celebrarem o Natal!

22 dezembro 2016
183-12-fl-postagem-comemorac%cc%a7a%cc%83o-do-natal-004

O Natal representa para os cristãos o nascimento de Jesus Cristo, mas sua origem exata é controversa.

 

Historiadores remetem a tradição do Natal à celebrações pagãs de homenagem ao Sol, onde era evocado o retorno da luz nos rigorosos invernos. Sua celebração, dia 25 de dezembro, só foi estabelecida no século IX, na Roma Antiga. Assim como existe divergência quanto sua origem, existem diferentes tipos de celebração do natal ao redor do mundo.

 

Os países escandinavos (Noruega, Suécia, Finlândia e Islândia) começam a comemorar o Natal dia 13 de dezembro, dia de Santa Luzia, numa procissão com tochas acesas. A região da Lapônia, na Finlândia, é considerada a casa do Papai Noel, que é uma figura derivada de São Nicolau.

 

Na Itália existe, além da crença em Papai Noel, a crença de que uma bruxa de nome Befana entrega presentes para as crianças dia 6 de janeiro, enchendo de doces todas as meias dos pequenos que se comportaram bem durante o ano. Já os franceses aproveitam o Natal para fazer as pazes com os desafetos, visitando-os para pedir perdão.

 

Os Estados Unidos enfeitam shoppings, ruas e casas com bonecos de neve, árvores, velas e guirlandas. Alí do outro lado do mundo, no Japão, a população cristã é pequena, mas as famílias cristãs preparam um jantar e trocam presentes, numa cerimônia parecida com a que temos aqui no Brasil. Já os mexicanos celebram 9 dias antes do Natal as “posadas” (pousadas), representando o sofrimento de Maria e José à procura de um local seguro para o nascimento de Jesus.

E você e sua família tem alguma tradição especial de Natal? Comente e compartilhe com o Flash. Nós acreditamos que o mais importante, independente da cultura e do idioma, é que exista comunhão e união nessa data que tem tanta representatividade para pessoas de diferentes povos. Aliás, um feliz natal para você!

Fonte: JusBrasil e EBC

http://robertoparentoni.jusbrasil.com.br/artigos/121940164/a-origem-do-natal-e-o-significado-da-comemoracao